A primeira vez que ouvi o nome de Newton Moreno foi ao assistir a sua peça “Agreste”, de 2004. Dali para frente, nunca mais o perdi. Assisti a muitos espetáculos que traziam sua dramaturgia única. Em meados desta década, participamos juntos do Salão do Livro de Paris, e ali conheci um pouco mais do artista ímpar e da pessoa maravilhosa que é o Newton. No ano passado, ele me procurou com os origi - nais deste Cidades sensíveis. Eu o li em poucas horas e fechamos a publicação no mesmo dia.
Nesta obra Newton se utiliza de cidades diver - sas como inspiração para cada narrativa. São locais reais por onde passou, mas há também os fabulares. Em todos os casos, o espaço urbano funciona como trampolim e moldura para o autor falar de temas espinhosos, mas de forma comovente como só ele sabe fazer. O livro se divide em duas partes: “As cidades com deus”, com narrativas em que a religiosi - dade, o mistério e o sagrado atravessam as personagens, e “As cidades sem deus”, em que os temas independem da relação com aspectos religiosos/mágicos. Em comum, os temas dizem respeito ao ser humano e sua relação com a morte e o sagrado, ao mundo LGBTQIA+, a voz do homem nordestino, sua prosódia e filosofia em territó - rios que permitem ao leitor ora voos rasantes, ora da profundidade do universo, como faz a boa literatura.
(Alexandre Staut, o editor)
Sobre o autor:
Newton Moreno nasceu em Recife. É formado em Artes Cênicas pela Unicamp, e é Mestre e Doutor em Artes Cênicas pela USP. É autor dos textos teatrais “Agreste”, montado pela Cia Razões Inversas; “As cente - nárias”, estrelado por Marieta Severo e Andrea Beltrão; “Maria do Caritó”, interpretado por Lilia Cabral, “O livro”, por Du Moscovis; e mais recentemente, do musical “As cangaceiras, guerreiras do sertão”. Ganhou importantes prêmios de teatro como APCA, Shell, Conti - go!, Bibi Ferreira e Aplauso Brasil. Recebeu a Bolsa Vitae de Artes para realizar livre adaptação teatral do livro “Assombrações do Recife Velho” de Gilberto Freyre. É ainda roteirista dos filmes “Maria do Caritó” (2019) e “Agreste”, com estreia prevista para 2021. Na Rede Globo, desenvolveu trabalhos como a série “AMorteAmo”. Seu primeiro livro de contos chama-se Ópera.
***
Edição: 1
Ano: 2021
Assunto: Literatura Nacional – contos
Idioma: Português
País de Produção: Brasil
ISBN: 978-659909975-5
Peso: 0,200 kg
Nº de Páginas: 129
Projeto gráfico: Gabriel Lima
Editora: São Paulo Review
editora e loja de livros