Em algum lugar do subúrbio carioca, um brasileiro fala a um francês: o belo e sensual Aurélien. A longa fala desse brasileiro, escrita às facas, sublinha os abismos históricos e culturais entre os dois mundos. As Facas são lançadas a Aurélien, que está em Paris, as lâminas-palavras voam carregadas de sentimentos de guerra, de criação, de desejo e erotismo. A Aurélien, em algum
lugar de sua cidade, só resta ouvir. Ao europeu, são apresentadas outras páginas da história: as marcas suburbanas desse brasileiro, a cidade do Rio de Janeiro, o Brasil, a América Latina.
Facas talvez seja uma carta de amor, menos a Aurélien e mais às afro-brasilidades que deixam suas digitais nesta prosa poética de Rodrigo de Roure, escrita em 2005, no “ano do Brasil na França”, quando o autor foi convidado a participar de um intercâmbio de dramaturgia em Paris.
Facas talvez seja, também, um poema [dedicado a Exu] impresso em uma fotografia onde se encontram as esquinas e as encruzilhadas do Rio de Janeiro e de Paris.
Sobre o autor:
Rodrigo de Roure, carioca do subúrbio radicado em Salvador (BA) desde 2020, escreveu o romance Os bugres (Urutau, 2021) e é dramaturgo. Dentre sua produção dramatúrgica, destaca-se a sua trilogia monológica, composta pelos textos ‘Senhora Coisa’ (2002), ‘Os últimos dias de Gilda’ (2003) e ‘Inferno’ (2015) - esse último escrito em parceria com Luiz Felipe Andrade. Seus textos foram traduzidos, publicados e
encenados em francês, alemão, espanhol, holandês e inglês. O monólogo ‘Os últimos dias de Gilda’ passou por Londres, Edimburgo, Paris, Montpellier, Pachuca de Soto, e, em 2020, estreou como minissérie no Canal Brasil e Globoplay – tornando-se a primeira série brasileira a ser selecionada para o Berlinale Series 2021. Em novembro de 2022, o monólogo ‘Los últimos días de Gilda’, faz sua temporada na Cidade do México.
***
Edição: 1
Ano: 2022
Assunto: Literatura Nacional – poesia
Idioma: Português
País de Produção: Brasil
ISBN:
Peso: 0,180 kg
Nº de Páginas: 104
Capa e projeto gráfico: Osvaldo Piva
editora e loja de livros