Com uma boa dose de sorte, determinação para alcançar seus objetivos e uma aptidão nata para colecionar bons amigos, Floriano C. R. Camargos desgarrou-se do tempo para celebrar o que realmente importa: aproveitar cada minuto que tem pela frente.
Em Meus primeiros 100 anos, escrito a partir de entrevistas a Luciana Canuto, e com texto final de Marcia Camargos, o jovem centenário discorre sobre seus longos anos, repletos de experiências sempre saborosas.
A narrativa, que situa o protagonista no contexto social, econômico e político do país, também traz perspectivas pessoais e visões pouco exploradas de personalidades e momentos chave da vida nacional.
De Conselheiro Lafayette, onde nasceu, em 29 de abril de 1921, passou por Ouro Preto, Belo Horizonte e Paranapiacaba, antes de ancorar na São Paulo da garoa, criando raízes e criando família, sem perder os vínculos com a terra de origem, que se estende a Pará de Minas e Divinópolis.
O relato surpreende pela minuciosa memória de Floriano, que recupera detalhes do dia a dia, do círculo de amizades, das relações profissionais e familiares, compondo um riquíssimo painel da história do cotidiano e das mentalidades do Brasil.
Retratando um século de existência, essas páginas, fruto de 30 horas de depoimentos, são também o testemunho vibrante do nosso passado recente. E mostram que a vida (re)começa aos 100.
Sobre a autora:
Marcia Camargos é escritora e jornalista com pós-doutorado em história pela USP; tem 29 livros publicados. Mineira de BH, passou a vida em São Paulo. Mora em Paris desde 2016, onde dá palestras, escreve e trabalha como colaboradora para a imprensa brasileira, além de manter um programa semanal para o site Opera Mundi.
***
Edição: 1
Ano: 2021
Assunto: Literatura Nacional – Biografia
Idioma: Português
País de Produção: Brasil
ISBN: 9786599099779
Peso: 0,240 kg
Nº de Páginas: 262
Projeto gráfico: Gabriel Lima
Capa: Felipe Scchetta e Luccas Z. Altstadt
Editora: Folhas de Relva Edições
editora e loja de livros