O menino do Bazar de Tabriz é um livro sobre lembranças, histórias e saudades. Lembranças de uma vida atribulada no Irã, que agora existe – e persiste – apenas nas palavras do jovem Hossein, autor, narrador e criador; histórias desse garoto que encara os perigos da guerra, das revoluções e da religião com um olhar inocente, delicado e bastante atento; saudades – muitas e muitas saudades – da mãe carinhosa e orgulhosa do vencedor mirim das olímpiadas da matemática, que se tornaria um grande matemático, talvez para sentir novamente o amor incondicional da mãe, mesmo que fosse apenas em ausências e sonhos.
Hossein, além de nos presentear com os fragmentos e fragrâncias de suas memórias até os quinze anos, também concebe este livro para passar seu legado ao filho Omid, que não apenas o recebe, mas cria e amplia esses fatos e sensações através das suas despretensiosas, porém poéticas, ilustrações.
Palavras, passagens e imagens a serem apreciadas.
Jacques Fux
Sobre o autor:
Hossein Movasati desde 2006 é pesquisador do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), que fica no Horto do Rio de Janeiro. Chegou ao Brasil em 2 de janeiro de 1998, saindo de um frio de - 20 graus de Tabriz, no Irã, sua terra natal, e aportando no calor de 40 graus do Rio – ele acha que demorou mais tempo para superar o choque térmico do que o choque cultural. Em 2000 fez doutorado nesse mesmo instituto e, depois de fazer pós-doutorado na Alemanha e Japão, voltou para o Brasil em 2006. Publicou vários livros de Matemática em inglês. Este é seu primeiro livro não matemático e em português.
***
Edição: 1
Ano: 2023
Assunto: Literatura Nacional – romance infanto-juvenil
Idioma: Português
País de Produção: Brasil
ISBN: 978-65-80672-56-1
Peso: 0,190 kg
Nº de Páginas: 112
Ilustrações: Omid Movasati e Dalila Ochoa
Projeto gráfico: Osvaldo Piva
editora e loja de livros