“Quem conta um conto, aumenta um ponto.” Este é um ditado popular bem conhecido. Ele vem de um tempo em que os povos contavam suas histórias de boca a boca, “oralmente”, como se costuma dizer. E assim se guarda na memória um pouco de tudo, principalmente de culturas tradicionais. Saber escrever e ler veio bem mais tarde do que a contação de histórias. Muitas dessas histórias eram verdadeiras, outras não, mas elas tinham sempre alguma razão, ensinando e mostrando a importância do passado. Nas grandes civilizações antigas, como as do Egito, da Grécia e de Roma sempre foi assim, mas isso também sempre aconteceu entre os indígenas brasileiros, por exemplo.
Este belo livro junevil de Ina Ouang traz uma lenda chinesa que fala como surgiu o mundo e quem ficou com a responsabilidade de proteger tudo que é belo nele. Na China, país onde a autora nasceu, acredita-se que levou 1100 anos até que as lendas fossem escritas. A lenda que serviu como base para esta obra já foi escrita inúmeras vezes, mas agora Ina a conta à sua maneira.
Sobre a autora:
Ina Ouang nasceu em Shanghai, na China, em 1941. Passou pela guerra contra a ocupação japonesa e, antes da Revolução Chinesa, de 1949, morou com os pais em Hong Kong, até imigrar para o Brasil, onde a família se estabeleceu em São Paulo, naturalizando-se brasileira. A autora completou o Ensino Médio e foi estudar em Boston, nos Estados Unidos. Depois, formou-se em artes gráficas na Suíça. De volta ao Brasil, fez pós-graduação na Escola Superior de Propaganda e Marketing, na capital paulista. Começou a escrever aos 75 anos e hoje é autora de diversas obras infantojuvenis, entre elas, Falando de bichos, A viagem de Xiao Xiao e Moral da história, todas publicadas pela Folhas de Relva Edições.
***
Edição: 1
Ano: 2025
Assunto: Literatura Nacional – juvenil
Idioma: Português
País de Produção: Brasil
ISBN:
Peso: 0,140 kg
Nº de Páginas: 60
Projeto gráfico e ilustrações: Osvaldo Piva e Ina Ouang
editora e loja de livros/ literatura brasileira