Um jovem brasileiro vai para a França trabalhar num restaurante prestes a inaugurar. Assim começa Paris-Brest, misto de romance de formação, diário de viagem e livro de receitas. Junto com Alexandre, o autor, percorremos paisagens bucólicas, aprendemos que, não raramente, quem começa numa cozinha terá muitas pilhas de alhos para descascar, até chegar o dia em que fará uma receita sua, ou melhor, nossa, pois o autor conjuga o requinte da culinária francesa ao feitiço do tempero brasileiro. Paris-Brest não trata apenas de cozinha, mas da razão pela qual ela tanto nos fascina. A arte de comer é também a arte do encontro, e personagens fantásticos surgem no caminho de Alexandre, em passagens que farão você rir e se emocionar. Entre receitas, histórias e lugares, o autor faz ecoar em cada linha que escreve a famosa joie de vivre francesa. Na nova edição, lançada agora, dez anos depois da primeira, o autor inclui histórias apimentadas ao seu repertório - se a primeira edição tinha como subtítulo "Memórias de um brasileiro pelas cozinhas da França", agora ele vem como "Memórias de um brasileiro pelas cozinhas e camas da França".
Sobre o autor:
Alexandre Staut é jornalista, escritor, editor de livros e pintor. Suas primeiras incursões pelo mundo da gastronomia aconteceram aos 12 anos de idade, quando trabalhou como faz-tudo em um restaurante no interior de São Paulo. De lá para cá, já trabalhou como cozinheiro por quase dez anos em cozinhas diversas pelo Brasil, Inglaterra e França. A experiência na França lhe rendeu o livro Paris-Brest (Prêmio Best French Cuisine Book, pelo Gourmand World Cookbooks Awards; finalista do Jabuti e do Prêmio Prazeres da Mesa). Já trabalhou como crítico gastronômico da Gazeta Mercantil e pesquisa tradições da culinária nacional há mais de quinze anos. É autor também de O caldeirão da Velha Chica e outras histórias brasileiras, livro que figurou entre os finalistas do Prêmio de Não ficção Latinoamérica Independiente em 2022. É o idealizador da revista literária e de artes São Paulo Review e da Folhas de Relva Edições.
Edição: 2
Ano: 2026
Assunto: Cultura francesa/Relatos de viagem/ Gastronomia francesa
Idioma: Português
País de Produção: Brasil
ISBN:
Peso: 0,320 kg
Nº de Páginas: 222
Capa e projeto gráfico: Osvaldo Piva
A Folhas de Relva Edições é uma loja e editora criada em 2018, com foco em tornar a literatura mais acessível ao leitor brasileiro. Desde o início, mantém o compromisso de publicar livros de qualidade, escolhidos com cuidado e atenção ao catálogo. A editora busca apresentar obras que dialogam com diferentes tempos e culturas, sempre valorizando autores e textos que ampliam a experiência de leitura.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade